segunda-feira, 26 de março de 2012

Merecimento

Tudo é uma questão de merecimento. Todos nós podemos pedir auxílio ao Plano Espiritual e certamente de alguma forma seremos atendidos. Nem sempre da forma como idealizamos.

A nossa caminhada aqui na Terra é fruto dos nossos compromissos assumidos, antes de nossa chegada combinado com o uso que fazemos do livre-arbítrio que temos direito. Logo, a colheita está diretamente relacionada ao plantio que fazemos no imenso campo chamado "viver".

Como nos disse Jesus, "a cada um segundo suas obras" (Mateus 16, 27). Ou seja, se queremos que o Plano Espiritual venha ao nosso socorro, temos que fazer a nossa parte. Trabalhar sempre e manter o equilíbrio entre matéria e espírito.

A Reforma íntima é uma árdua jornada, onde temo que ser pacientes e perseverantes, para que ao chegar o momento de ajustes, possamos ter algo para mostrar. Chegar ao Plano Espiritual de mãos vazias certamente nos decepcionará e tornará nossa próxima jornada mais dura ainda.

Que possamos realizar obras que nos alegrem e nos dignifiquem e que os ensinamentos de Jesus Cristo, nosso mestre, iluminem nossa caminhada.

Vale lembrar que a escolha é sempre nossa. Pedir ou realizar? Que a sua resposta alegre seu coração e sirva de orientação para sua jornada aqui na Terra.

Que assim seja

quinta-feira, 15 de março de 2012

Vigiai e Orai

"Não há progresso sem esforço, vitória sem luta, aperfeiçoamento sem sacrifício e tranquilidade sem paciência."
Chico Xavier
...
A nossa jornada na Terra é repleta de desafios e tentações que continuamente se convertem em OPORTUNIDADE de crescimento.

A espiritualidade amiga nos coloca continuamente em contato com a nossa verdadeira missão. Seja através do parente de difícil convívio ou das situações críticas que se apresentam diante de nós, sempre podemos melhorar um pouco mais.

Progredir exige trabalho contínuo, muito esforço, dedicação, uma certa dose de entrega, sacrifício e principalmente fé. Muita fé!

É necessário acreditar que você será capaz de superar todos os desafios e que você sempre terá com quem contar nessa jornada. Logo, é preciso ter fé em Deus e nos seus emissários. Sejam eles encarnados ou desencarnados.

Uma das formas de nos conectar com o Plano Espiritual é a prece. Nos momentos mais críticos é fundamental silenciarmos e elevarmos as nossas intenções ao alto. 

A prece sozinha pouco nos ajuda. É importante a vigilância contínua em relação às nossas atitudes, sentimentos e pensamentos. Uma prece sem ação é uma prece vazia. É um pedido em vão. 

A reclamação contínua, as lamúrias, o desespero são sinais de pouca fé. Por isso, evite dividir com outros, de forma negativa, as suas dificuldades. Na prática, em nada ajudará.

Imagine você pedindo ao Pai Maior que lhe dê condições pra superar determinada dificuldade e ao mesmo tempo, na prática, você age de forma displicente em relação à situação que lhe aflige. Provavelmente a situação continuará igual ou piorará. Sem ação e boa vontade, sua prece vira um ato sem fé.

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação"
Marcos, capítulo 14,  versículo 38 
Mateus, capítulo 26, versículo 41

Vigiai e Orai!
Sempre!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Recursos para a nossa jornada

"Quando o servidor está pronto o serviço aparece" 
(André Luiz em Nosso Lar, psicografado por Chico Xavier)
***
Muitas vezes nos perguntamos: Quais são os nossos verdadeiros compromissos assumidos? O que devemos fazer? De quais recursos precisamos para evoluir nesta caminhada?

Ao mesmo tempo que temos tais questionamentos, temos a voz interior e o Plano Espiritual que nos acompanha, nessa jornada. Intimamente sabemos o que viemos fazer aqui, quais são os nossos resgates e com quais recursos cumpriremos o que foi assumido. O que nos falta na verdade não é saber e sim PERCEBER.

Se faz necessário abrir nossos olhos para o que realmente importa. Abrir nossa mente e deixar o sentimento fluir. Se faz necessário ouvir o que vem do coração. O que vem do nosso mais íntimo profundo. Para isso será necessário um outro recurso: A PACIÊNCIA.

Devemos ser pacientes e ao mesmo tempo atentos. Afinal, os sinais de que estamos prontos ou que estamos no caminho certo poderão chegar de forma sutil e poderá demorar. Tudo isso nos leva a um terceiro recurso necessário: A PERSEVERANÇA.

Percepção aflorada, paciência para aguardar o momento adequado e perseverança para vencer os obstáculos são recursos que certamente serão muito úteis à nossa jornada. Serão melhores aproveitamos se formos capazes de perceber quais são as nossas limitações e principalmente em quais condições teremos que cumprir nossa jornada. Poderemos ser ricos e ambiciosos ou poderemos ser desprovidos de quaisquer recursos materiais. Poderemos ainda termos oportunidades de aprendizado intelectual ou sequer termos o minimo acesso à educação formal. Saber lidar com situações adversas e dessa forma ter maior flexibilidade nos levará a um quarto recurso necessário: a RESILIÊNCIA.

Por fim, precisaremos de muita confiança no Plano Espiritual, em nós mesmos e naqueles que nos rodeia (sim, eles fazem parte de nossa jornada) e este será o nosso último recurso desta conversa: A FÉ.

Com todos estes recursos teremos condições de perceber que quando formos chamados pelo Plano, estaremos prontos. Na verdade, como bem nos disse André Luiz, através de Chico Xavier, quando estivermos prontos, seremos chamados ao trabalho. Esse chamamento poderá se dar através de um parente difícil, um desafio financeiro ou profissional, uma grande perda ou uma grande oportunidade.

Fique atento aos sinais e siga com Fé!

Que assim seja!